• CONVIDA

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) por Dra. Wilma Botacin

Significa fraqueza muscular secundária dos neurônios motores, ou seja a fraqueza dos músculos que se tornam atróficos devido a morte dos neurônios. É a única doença que afeta o 1 e o 2 neurônios motores, ou seja corticoespinhal/corticonuclear(sistema piramidal) quando o corno anterior da medula e neurônios motores do tronco encefálico. (Erickson,1989)

É uma doença que acomete de forma crônica e degenerativa e letal, os neurônios motores do sistema nervoso. Suas causas são ainda desconhecidas e sua principal características é a atrofia progressiva dos músculos do corpo, atingindo membros superiores e inferiores, fala e deglutição. Está doença do neurônio motor é mais comum em homens idosos de 50 a 60 anos e tem evolução progressiva.

Acredita-se que está doença ocorre por morte neuronal por excitoxicidade com a participação do neurotransmissor glutamato e dos receptores NMDA. Fatores ambientais e tóxicos também podem estar envolvidos. Entretanto, na maioria dos casos, sua etiologia é desconhecida.

A contribuição da Neuropsicologia

O exame neuropsicológico é um procedimento de investigação clínica cujo objetivo é esclarecer questões do funcionamento cognitivo-comportamental e emocional. Pois parte de um pressuposto que todo comportamento, o processo cognitivo ou reação emocional tem como base a atividade de sistemas neurais específicos. Portanto a neuropsicologia pode avaliar as funções cognitivas preservadas deste paciente. Pois, está patologia não afeta as condições de consciência dos pacientes com Esclerose Lateral Aminiotrófica.(ELA).

Outro fator relevante é que estes pacientes necessitam de uma integração social e fortalecimento da auto estima, para que possam ter melhor qualidade de vida, após o aparecimento dos sintomas.

CRP 06/5050/J

WhatsApp: (11) 94765-5065

E-mail:  convida.clinica@gmail.com

©2020 por Clínica Convida em parceria com Anderson Cruz Rabelo.